quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nova Venécia comemora 124 anos de Imigração Italiana com a I FESTA DA TAIADELA

Evento beneficente pretende celebrar a memória dos antepassados e valorizar a cultura deixada pela imigração no município.

Força da Tradição: Membros do Grupo de Canção Italiana Augusto Zaché e do Grupo de Dança "I Bambini di Tutti i Colori" confraternizando no 3º Almoço Italiano realizado em 2011 no Lions Clube de Nova Venécia. Foto: Rogério Frigerio Piva, 22/05/2011.

Por Rogério Frigerio Piva*



No próximo domingo, 21 de Outubro de 2012, o Grupo de Canção Italiana “Coral Augusto Zaché” e a ASSERDEQ com o apoio da Paróquia São Marcos, vão promover no Centro Comunitário São Marcos o 4º Almoço Italiano, a I Festa da Taiadela.

Além de fortalecer aspectos da cultura deixada pelos imigrantes italianos em Nova Venécia como a gastronomia, música e a dança, bem como a memória da imigração italiana no município, o evento tem objetivo beneficente e busca recursos para as obras do Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos e para a manutenção do Grupo de Canção Italiana sem fins lucrativos que atua há mais de 30 anos em Nova Venécia.

Já no sábado, 20 de outubro, por volta da 9:00 horas da manhã haverá o desfile de uma charrete enfeitada pelo centro da cidade anunciando e convidando a todos para festa. À tarde, no Centro Comunitário, o Projeto Imigrantes ES do Arquivo Público do Estado estará atendendo gratuitamente a todos os que desejarem saber mais sobre suas origens.

O domingo, 21 de outubro, será um dia festivo que se iniciará às 10:00 horas com uma Missa Italiana na Igreja Matriz de São Marcos, celebrada pelo Pe. Aldir Roque Loss e com a participação do Coral do Circolo Trentino de Santa Teresa. Após a missa, ainda na Igreja, será mostrado ao público um vídeo homenageando as primeiras famílias italianas estabelecidas em Nova Venécia entre 1888-1897.

Queremos corrigir um equívoco, onde em 1990 se comemorou o centenário quando já eram 102 anos de imigração, bem como, o de que não foi apenas uma dezena de imigrantes que vieram na época, mas sim, mais de 600 imigrantes, entre homens e mulheres, adultos e crianças, no período de 1888-1897, como tem apontado uma minuciosa pesquisa histórica ainda em andamento. Ocorre que na época do dito centenário não houve uma pesquisa exaustiva nas fontes primárias, somente se repetiu o que era dito pela historiografia.

O resgate da memória é o diferencial desta festa, que terá no cardápio a tradicional taiadela (macarrão caseiro), o agnolin, a polenta, frango, lingüiça, queijo e salada, com direito a suco, que serão servidos no Centro Comunitário, logo após a Missa Italiana e a homenagem as famílias pioneiras na Matriz de São Marcos.

Durante o almoço a animação fica por conta dos anfitriões, Coral Augusto Zaché de Nova Venécia, e os seus convidados: Coral da AMITAJ de Jaguaré, Coral do Circolo Trentino de Santa Teresa e o Grupo de dança “I Bambini di Tutti i Colori” de Nova Venécia.

Após se deliciarem com o almoço, os convidados poderão saborear um gostoso café na “Casa da Nonna”, local aconchegante onde, além da sobremesa, será possível apreciar objetos de uso cotidiano das famílias pioneiras ítalo-capixabas.

Além disso, outra presença especial será a da equipe do Projeto Imigrantes ES, desenvolvido pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo que contará com escritório móvel na festa, onde aquele que desejar, poderá, gratuitamente, pesquisar sobre a chegada de seus ancestrais ao Espírito Santo, bem como, levar para casa o Registro de Entrada de Imigrante contendo dados preciosos para a genealogia e história das famílias.

Os convites individuais estão sendo vendidos pelos membros da ASSERDEQ e do Coral Augusto Zaché pelo valor de R$ 20,00 (vinte reais). O número é limitado, garanta logo o seu. Maiores informações pelo Cel. 9921-8856.


*Rogério Frigerio Piva é natural de Nova Venécia, Professor, Historiador, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Autor do Projeto Pip-Nuk (www.projetopipnuk.blogspot.com) e Coordenador do Grupo de Canção Italiana “Coral Augusto Zaché”.

Grupo de Canção Italiana Coral Augusto Zaché comemorando seus mais de 30 anos de existência em Nova Venécia no 3º Almoço Italiano no Lions Clube de Nova Venécia em 2011. Foto: Izabel M. da Penha Piva, 22/05/2011.

Confira a programação da

I FESTA DA TAIADELA:

Sábado (20/10):

• 09:00hs- Desfile pelas ruas do centro de Nova Venécia com membros dos Grupos de Canção e Dança Italiana de Nova Venécia.

• À tarde- No Centro Comunitário São Marcos, atendimento do Escritório Móvel do Projeto Imigrantes ES.

Domingo (21/10):

• 10:00hs- Missa Italiana na Matriz de São Marcos. Exibição de vídeo homenageando as primeiras famílias italianas chegadas na região do atual município entre 1888-1897.

• 11:30hs – Almoço italiano (com taiadela, agnolin, polenta, queijo, lingüiça, galinha, salada) no Centro Comunitário São Marcos com apresentação dos grupos folclóricos: Grupo de Canção Italiana Augusto Zaché, Coral da Associação do Movimento Italiano de Jaguaré (AMITAJ), Coral do Circolo Trentino de Santa Teresa e Grupo de Dança Italiana “I Bambini di Tutti i Colori” de Nova Venécia.

Durante todo o evento atendimento do Escritório Móvel do Projeto Imigrantes ES.

• Também haverá a “Casa da Nonna”, espaço destinado à exposição de objetos e artesanato das famílias ítalo-capixabas. Com direito a café e sobremesa.




Nenhum comentário:

ATENÇÃO!!!

Este blog é específico para difusão e estudo do patrimônio natural e cultural do município de Nova Venécia, bem como, tudo que norteia a sua cultura, memória e meio ambiente. A utilização, do material aqui disponibilizado (seja texto ou imagem), por qualquer veículo de comunicação, deve ser previamente solicitada ao Projeto Pip-Nuk por meio do e-mail: projetopipnuk@yahoo.com.br e jamais poderá ser publicada sem menção ao seu autor (quando houver) e ao respectivo blog.