quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conversa sobre “lendas venecianas” na EMEF Dr. Adalton Santos

"Conversando" sobre "Lendas Venecianas" com alunos da EMEF Dr. Adalton Santos. Foto: Mônica Rodor, 20/08/2009.

No dia 20/08/2009, quinta-feira, após convite da professora de Artes, Mônica Rodor, nos reunimos por volta das 08h30min da manhã, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Adalton Santos”, com cerca de cinco turmas de alunos do 6º ao 9º ano do turno matutino.

O tema da palestra, ou melhor, “conversa” foram as “lendas venecianas”. Foram aproximadamente 40 minutos. Primeiramente, apresenta-mos o blog “LENDAS VENECIANAS”, do qual somos colaboradores, e que foi criado pelo professor Rodrígo Frigerio Piva, em maio de 2007. O prof. Rodrígo Piva leciona língua espanhola na EEEM Dom Daniel Comboni.

O blog "Lendas Venecianas" do prof. Rodrígo Piva, está no ar desde maio de 2007, e já recebeu milhares de acessos. Foto com Montagem: Rodrígo Piva, 2009.


Na seqüência citamos as histórias de assombrações relacionadas ao hoje extinto “casarão dos escravos”, falamos também sobre as lendas do “saci pererê” muito conhecidas dos antigos venecianos e, por fim, da famosa lenda veneciana da “mulher que virou serpente”. Quem quiser saber mais sobre essas e outras lendas é só acessar o blog: http://www.lendasvenecianas.blogspot.com/ .



O auditório da EMEF Dr. Adalton Santos ficou lotado de alunos que ouviram sobre as "lendas venecianas". Foto: EMEF Dr. Adalton Santos, 20/08/2009.


O dia 22 de agosto é comemorado em todo Brasil como o “dia do folclore”. Atualmente todo mês de agosto vem se tornando um período de referência para abordar o folclore brasileiro e regional. E o Projeto Pip-Nuk aceitando o convite da EMEF Dr. Adalton Santos, apresentou aos jovens alunos um pouco das lendas regionais que enriquecem o patrimônio cultural imaterial de Nova Venécia. Afinal, divulgar nossas lendas é uma maneira de mantê-las vivas, impedindo que elas sejam esquecidas e desapareçam.



"Conversando" sobre "Lendas Venecianas" com alunos da EMEF Dr. Adalton Santos. Foto: EMEF Dr. Adalton Santos, 20/08/2009.


Mais uma vez agradecemos a toda equipe da EMEF “Dr. Adalton Santos”, que sempre nos acolhe com muito carinho, pela oportunidade de falar sobre nossa terra aos jovens.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Fico muito contente de ser um dos idealizadores do blog Lendas Venecianas que é como um filho do Projeto Pip-Nuk.

ATENÇÃO!!!

Este blog é específico para difusão e estudo do patrimônio natural e cultural do município de Nova Venécia, bem como, tudo que norteia a sua cultura, memória e meio ambiente. A utilização, do material aqui disponibilizado (seja texto ou imagem), por qualquer veículo de comunicação, deve ser previamente solicitada ao Projeto Pip-Nuk por meio do e-mail: projetopipnuk@yahoo.com.br e jamais poderá ser publicada sem menção ao seu autor (quando houver) e ao respectivo blog.