quinta-feira, 17 de março de 2011

Casa de Pedra do Perletti também pode sediar Museu do Café

Símbolo histórico da colonização italiana em Nova Venécia, a Casa de Pedra do Perletti, cujas obras de restauração estão em andamento, poderá sediar um Museu do Café.

A conclusão da restauração da Casa de Pedra do Perletti deverá ser até maio próximo. Foto Samuel Sabino, 14/03/2011. Imagem disponível em 17/03/2011 no site: http://www.novavenecia.es.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=373%3Acasa-de-pedra-tambem-pode-sediar-museu-do-cafe&catid=38%3Adestaques&Itemid=83


Por Samuel Sabino (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia), publicado em 15/03/2011, às 13:26 no site oficial da Prefeitura de Nova Venécia: http://www.novavenecia.es.gov.br/



A proposta partiu do vereador Otamir Carloni e do historiador Rogério Frigerio Piva, que fazem parte da comissão indicada pelo prefeito Wilson Japonês para acompanhar as obras de restauração com o objetivo de evitar a descaracterização do monumento, que é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 2003.

O museu contará histórias política e econômica de Nova Venecia a partir da cultura cafeeira que até hoje sustenta a economia do município. “Nossa idéia é mostrar a vinda do imigrante italiano e do nordestino para trabalhar na lavoura cafeeira de forma interativa, apresentando exposições e outros recursos visuais”, explica Rogério Piva, que desde os anos 90 pesquisa sobre a história da Casa de Pedra do Perletti e hoje mantém um blog sobre o assunto, cujo endereço virtual é o seguinte:
www.projetopipnuk.blogspot.com .

A princípio, entretanto, a Casa de Pedra do Perletti vai abrigar um museu de acervo cultural de Nova Venécia, reunindo objetos, documentos, jornais e fotografias que contam a história social, política e econômica do município.

As obras de restauração estão em ritmo avançado e devem ser concluídas até maio próximo. A comissão vem acompanhando de perto os trabalhos, sugerindo algumas mudanças no projeto original. No telhado, por exemplo, foi negociada a colocação de um tipo de telha francesa bem parecido com o utilizado em 1925, época da construção do monumento que funcionou como abrigo de máquinas a vapor para pilar café e como ponto de venda de secos e molhados até a década de 1930.

Ao lado da Casa de Pedra do Perletti está sendo construído um anexo que conta com palco, auditório para 150 pessoas e dois banheiros. O local será utilizado para apresentações artísticas e culturais e palestras.


O anexo conta com palco, auditório para 150 pessoas e dois banheiros. Foto Samuel Sabino, 14/03/2011. Imagem disponível em 17/03/2011 no site: http://www.novavenecia.es.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=373%3Acasa-de-pedra-tambem-pode-sediar-museu-do-cafe&catid=38%3Adestaques&Itemid=83



A restauração da Casa de Pedra do Perletti e a construção do anexo custarão R$ 526.730,42, recursos do Governo Federal, resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura de Nova Venécia e o Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

ATENÇÃO!!!

Este blog é específico para difusão e estudo do patrimônio natural e cultural do município de Nova Venécia, bem como, tudo que norteia a sua cultura, memória e meio ambiente. A utilização, do material aqui disponibilizado (seja texto ou imagem), por qualquer veículo de comunicação, deve ser previamente solicitada ao Projeto Pip-Nuk por meio do e-mail: projetopipnuk@yahoo.com.br e jamais poderá ser publicada sem menção ao seu autor (quando houver) e ao respectivo blog.