PATRIMÔNIO CULTURAL - IMATERIAL: Grupo de Folia de Reis "Sois Reis" herdeiro de uma tradição nordestina que remonta ao início do século XX, em Nova Venécia, em apresentação realizada no saguão da Prefeitura Municipal. Foto: Rogério Frigerio Piva, 21/12/2009.
PATRIMÔNIO CULTURAL - MATERIAL/ARQUITETÔNICO: Herança dos colonizadores das terras que atualmente compreendem o município de Nova Venécia, as antigas residências rurais construídas com esqueleto de madeira e paredes vedantes de estuque ou tijolos de adobe, ainda resistem no interior do município. Até quando??? Na foto uma das várias edificações que ainda podem ser apreciadas nas margens da estrada que corta o vale do Córrego do Refrigério, interior de Nova Venécia. Foto: Rogério Frigerio Piva, 22/11/2009.
Creio que seja de interesse de todos aqueles que se preocupam e se dedicam ao fazer cultural, e em especial, ao nosso Patrimônio Cultural - material ou imaterial, participar do evento que se realizará na próxima segunda-feira (10/05) e que, na prática visa apresentar as leis que reestruraram o Conselho Municipal de Cultura e criaram o Fundo Municipal de Cultura. Tivemos oportunidade de conhecê-las na íntegra no site da Câmara Municipal (veja o link abaixo), mas questionamos o fato de não ter ocorrido nenhuma discussão com os "segmentos" interessados, antes do texto final ser aprovado. De qualquer forma, estaremos lá para ouvir e, somente depois, nos manifestar. Veja abaixo a nota que foi publicada no site da Prefeitura de Nova Venécia no dia 04/05/2010:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia - A Secretaria Municipal de Cultura [e Turismo] convida todos os artistas venecianos que representam os seguimentos de música, artesanato, artes plásticas, dança, cultura negra, cultura italiana, folclore, capoeira, cinema, vídeo, fotografia, entidades socioculturais, patrimônio histórico, teatro e ativistas culturais para o 1° Seminário de Políticas Públicas que acontecerá no dia 10 de maio, a partir das 18h30. Segue abaixo a programação completa do evento, que acontece na Câmara de Vereadores.
PROGRAMAÇÃO
18h30 – Recepção Performática (performance poética, música, literatura, artesanato, artes plásticas);
19h00 – Abertura dos Trabalhos, composição da mesa, Hino Nacional;
19h30 – Exposição Temática do Juiz de Direito Dr. Ronaldo Domingues de Almeida (Juridicidade dos programas públicos para a cultura);
20h30 – Apresentação das Leis e processo organizacional (data de eleição do CMC, proposta de crédito suplementar especial para o FMC.
Exposição temática do Juiz de Direito
Dr. RONALDO DOMINGUES DE ALMEIDA.
PROGRAMAÇÃO
18h30 – Recepção Performática (performance poética, música, literatura, artesanato, artes plásticas);
19h00 – Abertura dos Trabalhos, composição da mesa, Hino Nacional;
19h30 – Exposição Temática do Juiz de Direito Dr. Ronaldo Domingues de Almeida (Juridicidade dos programas públicos para a cultura);
20h30 – Apresentação das Leis e processo organizacional (data de eleição do CMC, proposta de crédito suplementar especial para o FMC.
Exposição temática do Juiz de Direito
Dr. RONALDO DOMINGUES DE ALMEIDA.
Fonte: http://www.novavenecia.es.gov.br/banco/noticias.php?id=608
Consulte as novas leis municipais Nº 3007/2010 de 02 de Março de 2010 que criou o CMC - Conselho Municipal de Cultura e Nº 3006/2010 de 02 de Março de 2010 que instituiu o FMC - Fundo Municipal de Cultura no site da Câmara Municipal de Nova Venécia:
PATRIMÔNIO CULTURAL - IMATERIAL: Coral Italiano Augusto Zaché, que mantém vivo em nosso município um traço marcante da cultura dos imigrantes italianos - o canto de coro. Este ano (2010) o grupo completa 30 anos de presença na cultura veneciana. Na foto acima, em recente apresentação no município vizinho de Jaguaré. Foto: Regina Bis Lima, 10/04/2010.
PATRIMÔNIO CULTURAL - MATERIAL/ARQUITETÔNICO: Poucos devem ter conhecimento, mas a edificação mostrada na foto acima é a mais antiga, ainda de pé, no centro da cidade de Nova Venécia. Construída entre o final do século XIX e o início do século XX ela pertenceu ao homem que, desde 1958, da nome ao logradouro onde ela se localiza: Salvador Cardoso, um dos pioneiros na colonização de Nova Venécia, descendente de tradicional família mateense. O mínimo que se espera do novo Conselho Municipal de Cultura, que será eleito em breve, é que ele possa desenvolver ações que assegurem a preservação e mesmo a restauração de edificações como esta, que são marcos da evolução urbana da cidade. Foto: Rogério Frigerio Piva, 19/02/2009.
Um comentário:
Att.: de Rogério Frigério Piva
Fiquei emocionada ao encontrar tantos relatos sobre a história da NOVA VENÉCIA, cidade onde morei entre 1962 a 1967. Mais emocionada ainda quando me deparei com a foto da RUA DA MANGUEIRA onde morei , na casa de varanda à esquerda da mangueira. quantas mangas chupei daquela mangueira!!! Elas amanheciam caídas na varanda de nossa casa. Eram especiais!! Me deparei tbm com muitas pessoas com sobrenomes de colegas do COLÉGIO VENECIANO, na direção do PROF.JOSÉ SILVA, onde fiz meu 2º grau.: Frigério, Cardoso, Coppo, Milleri,Bonomo, Chisté, Mirandola, Calatroni e tantos outros.
Parabéns ao grande historiador ROGÉRIO !
Postar um comentário