segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Mangueira da Rua Salvador Cardoso

A Mangueira em 1988, conforme foto publicada à época no jornal "Folha do Estado". A esquerda a centenária Casa do Salvador Cardoso (a mais antiga ainda existente em Nova Venécia)

Árvore Protegida

Existe no centro da cidade de Nova Venécia um patrimônio natural paisagístico de interesse histórico, tombado a nível municipal pelo Decreto 1.302 de 15 de Julho de 1988.

Creio que seja do desconhecimento de muitos, principalmente dos mais novos. Até o presente momento, não identificamos outro município capixaba que tivesse promovido o tombamento (como medida de proteção/preservação) de uma árvore.

É uma pena que este fato tenha caído no esquecimento, pois deveria ser amplamente divulgado e motivo de orgulho para os venecianos.

Segue abaixo, na íntegra, uma “matéria paga” pela prefeitura municipal publicada no jornal FOLHA DO ESTADO nº 62 de 30 de Julho de 1988, página 03, onde se divulgou o Decreto de tombamento da mangueira. Felizmente esta iniciativa logrou êxito, e hoje, ainda temos o belo pé de manga, esquecido em sua majestade, mas preservado:


Adelson decreta tombamento de árvore preservando as belezas e a história do município

No último dia 15, através do Decreto 1.302, o prefeito Adelson Salvador executou o tombamento da mangueira localizada no centro da rua Salvador Cardoso, em atendimento à necessidade de preservação por motivos de beleza e valor histórico.
A árvore foi plantada em 8 de outubro de 1915, pelo saudoso Salvador Cardoso, na data de nascimento de seu filho Romeu Cardoso, família que ao longo dos anos contribuiu e vem contribuindo de forma significativa para o crescimento de Nova Venécia.
Em três ocasiões a mangueira, que agora é um patrimônio ecológico paisagístico do município, correu riscos de ser derrubada: duas promovidas pela Cesan, que alegava a necessidade de seu corte para fazer a rede de água. A terceira aconteceu no calçamento da rua. Em todas as ocasiões Fausto Cardoso se colocou contrário à medida, permitindo assim a sua existência, que agora está assegurada e livre de quaisquer tentativas de derrubada, com o Decreto assinado pelo prefeito Adelson Antonio Salvador, que tem se preocupado sobremaneira com o patrimônio ecológico, artístico e cultural do município, destacando-se também nessa área em relação aos governantes anteriores.
A responsabilidade legal pela preservação do patrimônio é de competência do Departamento de Urbanismo da Prefeitura – Deurb. Mas Adelson Salvador lembra que toda a comunidade pode e deve contribuir para a sua conservação, por ser o patrimônio de grande beleza e incalculável valor histórico.
As atividades que o chefe do executivo de Nova Venécia vem tomando no sentido de recuperar e resgatar a identidade cultural do município, são de enorme significado para que se mantenha viva a chama que se acendeu nas mentes da juventude veneciana, em torno da questão. São ainda exemplos que devem ser seguidos por outros administradores do Estados e do País que têm demonstrado descaso para com o assunto.
O tempo se encarregará de mostrar e destacar a validade de tais medidas.

Prefeitura Municipal de Nova Venécia
Por uma administração comunitária

Equipe de Governo
Adelson Antonio Salvador


2005 - 90 anos não lembrados!

Em 2005 a frondosa árvore completou 90 anos. Infelizmente niguém lembrou, como também não devem lembrar do seu "Decreto de Tombamento".

Ela viu a cidade crescer de um local privilegiado onde tudo começou. Foi próximo dali que o Dr. Antunico Neves construiu o BARRACÃO que abrigou os últimos imigrantes que chegaram ao Núcleo Colonial de Nova Venécia, por ele fundado em 1892. O local hoje abriga a Clínica do Dr. Vicente.

Por último mas não menos importante, devemos lembrar que, fica diante desta quase centenária árvore a mais antiga casa que restou em Nova Venécia, a Casa do Sr. Salvador Cardoso, descendente de tradicional família mateense e de grande importância política nos primórdios do município.

Só para se ter noção da antiguidade do imóvel, sabemos que o italiano Giovanni Emilio Frisiero (hoje Frigerio), contraiu matrimônio nesta casa com uma filha de cearenses, Sra. Conceição Firmino da Costa, no ano de 1911. O Salvador Cardoso, nesta época, era juíz de paz e sacramentava as cerimônias civis em sua residência.

Sugestões para a Administração Municipal.

A Administração do Municipio de Nova Venécia vem cuidando da frondosa árvore que, nesta época do ano, fica apinhada de flores como que anunciando que em breve estará carregada de doces frutos.

Gostariamos de deixar registradas algumas sugestões. Esta árvore é um ponto turístico da cidade e como tal deve ser valorizada e divulgada. O fato dela existir, nos dias de hoje, no centro de uma cidade dinâmica como Nova Venécia, por si só, significa uma grande vitória pela preservação ambiental.

Deve-se retirar o latão de lixo que repousa ao lado da árvore, maculando a visão de quem a contempla. Além disso, muito importante, será a colocação uma placa próxima à árvore sinalizando que ela é protegida por lei e que é testemunho da evolução urbana da cidade. Para finalizar um novo canteiro com um belo jardim poderá ser construído em volta da mesma valorizando e protegendo seu tronco.

Na cultura dos antigos indígenas botocudos, as árvores possuiam um significado muito especial, fato atestado por etnólogos e historiadores. Membros da família Cardoso registram que a sombra da mangueira era local de repouso e descanço para os nossos indígenas, quando passavam por "Barracão" (Nova Venécia).

Ali se alimentavam de seus frutos e honravam a mãe natureza. Por isso que o Projeto Pip-Nuk tomou como símbolo esta árvore que por si só representa a vida. Vida que queremos para toda população e para nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

ATENÇÃO!!!

Este blog é específico para difusão e estudo do patrimônio natural e cultural do município de Nova Venécia, bem como, tudo que norteia a sua cultura, memória e meio ambiente. A utilização, do material aqui disponibilizado (seja texto ou imagem), por qualquer veículo de comunicação, deve ser previamente solicitada ao Projeto Pip-Nuk por meio do e-mail: projetopipnuk@yahoo.com.br e jamais poderá ser publicada sem menção ao seu autor (quando houver) e ao respectivo blog.